Blog

Uma grande festa para comemorar o sucesso do Carnaval do Rio em San Luis, na Argentina

Para comemorar o sucesso do Carnaval do Rio em San Luis, na Argentina a Gangazumba Produções, produtora oficial do evento e seus parceiros Ami7 e Amebras reuniram no ultimo domingo, 29, na quadra da União da Ilha do Governador, integrantes das agremiações do Grupo Especial e da série A, organizadores, sambistas e imprensa para uma animada confraternização. As baterias dos Acadêmicos da Grande Rio e da Beija-Flor de Nilópolis  comandaram a festa que foi regada com uma deliciosa feijoada.

“São seis anos de parceria de aprendizado neste projeto maravilhoso. Quero agradecer a toda a equipe”, disse Célia Domingues Presidente da Amebras, que anunciou as novidades da sétima edição.  Em 2016, o Carnaval do Rio em San Luis será nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, em Potrero de Los Funes. Junior Pernambucano, Sandro Gomes engrossam o time de carnavalescos ao lado do veterano Jorge Caribé. “Rio de Janeiro 450 anos de pura beleza” e “Nordeste Brasileiro” foram os enredos escolhidos para os desfiles e a simpática Leticia Guimarães rainha de bateria de Inocentes de Belford Roxo será   a nova rainha de uma das  baterias do Rio junto de Viviane Araújo.

“Gangazumba, Amebras e Ami7 foi um trio que funcionou junto ao Governo de San Luis. Quero agradecer a todos que confiaram e acreditaram nesta aventura. São muitas pessoas envolvidas que muita gente não vê” afirmou a deputada federal Benedita da Silva em nome da produtora oficial do Carnaval, presidida por Antônio Pitanga.

Pitanga será Orfeu em defile da Imperatriz Leopoldinense

Antônio Pitanga compareceu no último ensaio de quadra da Imperatriz Leopoldinense, em Ramos. O ator Ailton Graça, Glória Maria e Elisa Lucinda também estiveram no camarote. Pitanga foi convidado pela escola para ser Orfeu da Conceição ao lado de Elisa Lucinda que será Eurídice. Eles virão na quinta alegoria — os dois viverão Orfeu e Eurídice, papéis representados por Haroldo Costa e Ruth de Souza na peça ‘Orfeu da Conceição’, escrita por Vinicius de Moraes, na década de 1950. Na época, os dois foram os primeiros atores negros a se apresentar no Theatro Municipal.

Neste ano, a Imperatriz falou sobre os contos africanos e apresentou seu enredo “Axé, Nikenda! Um ritual de liberdade e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”.
A escola levou novamente para a Sapucaí uma apresentação contra o racismo e de exaltação ao negro.

Festival de Música e Arte do Olodum homenageia o ator Antônio Pitanga

O ator Antônio Pitanga, um dos principais expoentes do Movimento do Cinema Novo foi homenageado no dia 18 de janeiro, no Festival de Música e Artes Olodum (FEMADUM), no Largo do Pelourinho, em Salvador.
Pitanga recebeu o Troféu Samba Reggae , uma homenagem do Olodum pelo conjunto da obra como artista no Teatro, Televisão e Cinema, em especial pela sua participação no “O Pagador de Promessas” (baseado na obra de Dias Gomes), vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962. O longa divulgou a Bahia em todo o mundo, mostrando o sincretismo religioso, o Pelourinho e as rodas de capoeira. No filme, Pitanga viveu o capoeirista mestre Coca.

“Nasci na casa 16 do Pelourinho, fui batizado aqui e gravei filmes. Aqui é a casa do Olodum e aqui é minha casa”, disse o ator emocionado ao receber o prêmio no Largo do Pelourinho, acompanhado de sua esposa, a deputada federal Benedita da Silva.

O Femadum é o evento que chancela o samba reggae que será o hino oficial do bloco Olodum no carnaval. Em 2015, a agremiação desfila com o tema “Etiópia, A Cruz de Lalibela. O Pagador de Promessas” remetendo à fé cristã na Bahia e na África.

Hoje é dia de festa!

A Gangazumba comemora mais um ano de sucesso! Parabéns a toda equipe que faz parte desta grande família. Sucesso. Tem muita coisa boa vindo por aí. Seja um Gangazumba também!