Quem Somos

Em 1968 se cria em São Paulo a Antônio Pitanga Produções que logo se tornaria Gangazumba. A Gangazumba Produções Artísticas, com experiência no mercado, cria e produz conteúdos audiovisuais de entretenimento, cultura e interatividade para TV, cinema e múltiplas plataformas.

Faz produções e promoções artísticas em geral incluindo a produção de peças teatrais, discos fonográficos, shows para qualquer tipo de casa de espetáculos e TV no Brasil e no exterior.

Promove cursos e eventos vinculados a cultura em geral, assim como fomenta o intercâmbio entre jovens criadores e apóia projetos sociais vinculados ao audiovisual.

Desde 2010 com o projeto cultural do “Carnaval do Rio de Janeiro” produz o grande espetáculo da Terra que explodiu nas ruas de San Luis, na Argentina. Projetos em fase de pré-produção como “Diamantes Negros da Seleção Canarinho”, que irá retratar e trazer á tona, histórias dos bastidores do futebol, revelando como a participação desses atletas negros na Seleção Brasileira de Futebol, ajudou na construção da cidadania dos afrodescendentes no Brasil. Entre outros projetos que estão em fase de pré-produção, como o longa-metragem “Mangoré” produzido no Paraguai e com co-produção da Gangazumba no Brasil, retratará a história fascinante e convincente de um eleito, um boêmio, o mais universal dos músicos paraguaios, Agustín Pío Barrios Mangoré e “ Malês”, projeto do nosso presidente Antonio Pitanga, que irá dirigir o longa.

Antonio Pitanga

PRESIDENTE

Nascido em 1939, na cidade de Salvador, teve uma infância comum a todos os meninos pobres deste país. Contudo, soube mudar a trajetória traçada para o garoto carente daquela época, quando os preconceitos sociais e raciais eram bastante fortes – como, de resto, o são até os dias de hoje.

Estudante de colégio interno exerceu diversas profissões: alfaiate, sapateiro, gráfico e carteiro, até chegar ao mundo das artes, pelo Movimento “Cinema Novo”. A partir daí, seu caminho estaria definitivamente vinculado aos movimentos culturais do país.

Com sua vida inteira dedicada à cultura – trabalhou na Europa, África, Teerã e América Latina – e sempre preocupada com os graves problemas sociais do Brasil, seu envolvimento com a política seria inevitável.

E foi justamente o seu compromisso com a cultura, a educação, a luta do povo negro e o combate a todas as formas de discriminação – dentre as quais o racismo – que exerceu dois mandatos como Vereador da cidade do Rio de Janeiro. Foi ainda Secretário de Estado de Ação Social, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e Diretor-Presidente da Nova Obra Social do Estado do Rio de Janeiro – entidade não governamental que atua na área social, junto aos órgãos oficiais do Governo do Estado

Promove cursos e eventos vinculados a cultura em geral, assim como fomenta o intercâmbio entre jovens criadores e apóia projetos sociais vinculados ao audiovisual.

LEILA MEDINA

DIRETORA

Carioca, 49 anos, casada, possui graduação em Recursos humanos pela Estácio de Sá, inglês e espanhol fluentes (fala e escrita).
Sargento da Polícia Militar do Espírito Santo – 1ª turma de policiais femininos do estado (1983 / 1986).

Comissária de voo da Varig de 1986 a 2006, atuando como Assessora de Treinamento de 1998 a 2005.
Sócia-gerente da TyC Treinamento e Assessoria desde 2004.

Coordenadora Pedagógica do Planseq do Carnaval (Programa de Capacitação do Ministério do Trabalho) em 2010 pela Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil).

Produtora Executiva do evento “Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis” pela Gangazumba desde 2009.

Coordenadora do Espaço Cultural Atelier Jeitinho Carioca desde 2011.

CAROL JACOBINA

PRODUTORA CULTURAL

Nascida no Brasil em 1982, a carioca Anna Carolina Cordeiro Jacobina, graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá em 2006, mas antes de concluir o terceiro grau, trabalhou na área de eventos pela W10 Promoções e Eventos por 3 anos. Em 2003 estagiou na Chevrolet, onde trabalhou com marketing de relacionamento. No ano de 2005, mais uma vez estagiando e crescendo profissionalmente teve a experiência mais importante na Petrobras Distribuidora, trabalhando na gerência de patrocínio. Em alguns meses após o estágio, trabalhou como atendimento na agência de publicidade Red Café Propaganda e logo depois teve sua primeira experiência trabalhando na área comercial da grife Animale Rio Confecções. E em 2011 finalmente chegou à Gangazumba Produções, onde atua como produtora cultural fazendo parte da nossa equipe até hoje.